Como elaborar uma boa estratégia de estudo?

Ninguém é igual. Cada estudante tem facilidades, dificuldades e limitações, o que faz com que um plano de estudo possa funcionar para uns e não ter nenhum resultado para outros. Um plano estratégico para estudar não precisa ser complexo, cansativo e nem longo.

Neste artigo colocaremos à sua disposição um tutorial com apenas 03 passos para elaborar a estratégia mais adequada de estudos:

Passo 01

Traçar o perfil do estudante. Para isso, é necessário que o aluno responda à algumas perguntas. Se possível, a família deve ajudar.

A – Quais são as disciplinas mais difíceis e quais são as mais fáceis (na visão do estudante)?

Dedique mais tempo às disciplinas que tem mais dificuldade. No geral, indicamos o dobro do tempo de estudo para as disciplinas de maior dificuldade

B – Considerando o tempo de 30 minutos a 3 horas, por quanto tempo consegue estudar sem intervalos?

Precisa haver sinceridade na resposta. Vamos chamar essa resposta de R2.

C – O preparo é com mais de 08 meses de antecedência ou menos?

  1. Se o tempo de antecedência for menor que 8 meses, faça um plano de estudo diário com a seguinte conta: R2 x 3 com um intervalo de 20 minutos a cada (R2) horas.
  2. Se forem mais de 8 meses, faça um plano de estudo diário com a seguinte conta: R2 x 2 com um intervalo de 10 minutos a cada (R2) horas.

D – Prefere ler textos ou aprender por vídeos?

  1. Se prefere ler textos, acrescente à sua semana uma hora de leitura ininterrupta sobre assuntos referentes às disciplinas que mais tem dificuldade.
  2. Se prefere assistir a vídeos, acrescente à sua semana 30 minutos de leitura ininterrupta sobre quaisquer assuntos, mesmo que não tenham relação com a matéria. O importante de início é criar o hábito de leitura, que será fundamental para uma boa prova e para todo o restante da vida. Quando já estiver a vontade com a leitura pode começar a focar em assuntos referentes às disciplinas que mais tem dificuldade. Em paralelo, acrescente uma hora de vídeos sobre os assuntos que cairão na prova (no Youtube há diversos!).

E – Tem boa capacidade de concentração?

Quanto menor a capacidade de concentração, mais deve ser preparado o ambiente de estudo – evite estudar na cama, evite televisão, rádio, celular ou quaisquer outros artefatos que possam tirar a atenção.

Passo 02
Coloque em uma planilha todos os seus horários ocupados por outras tarefas. O objetivo é que o horário de estudo ocorra todos os dias na mesma hora. Após isso, crie um cronograma de estudos para seguir a cada semana. Esta planilha pode ser simples, mas precisa conter o horário, a semana, o mês, a disciplina e o assunto que será estudado.

Passo 03
Pode ser clichê, mas o sono correto e a alimentação balanceada influenciam MUITO no desempenho. É necessário evitar o consumo de bebidas com cafeína ou outros energéticos. É importante ter o tempo correto de sono, evitar dormir em horários diferenciados e ter horas de lazer e descanso.

AÇÕES COMPLEMENTARES

Independente de o aluno estar cursando um preparatório especializado ou não (é indicado que esteja), é ideal que sejam buscados mais conteúdos e que estes sejam testados através da resolução de provas anteriores.

Conheça um preparatório especializado com turmas de alto desempenho:

Clique aqui. Preparatório para Concursos

Se preferir fale com nossa central:

Telefone: 21 3900-7225
WhatsApp: 21 99356-4200
Seg. a sex. das 09:30 as 17:30
Sáb. das 09:00 às 12:00

 

Agora é começar a pôr em prática!

One thought on “Como elaborar uma boa estratégia de estudo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *