05 Dicas sobre como passar para o Colégio Militar.

Ter um filho aprovado para escolas públicas de qualidade é motivo de orgulho eterno, sem contar os inúmeros benefícios de curto, médio e longo prazo como a preparação do estudante para outros concursos futuros, a economia financeira por conta da redução dos custos educacionais e, principalmente, a certeza de um jovem bem encaminhado.

Confira abaixo algumas dicas para importantes para que obter aprovação em um desses concursos:

 

01 – APOIO DOS PAIS AOS FILHOS

Começamos por esta parte porque é no apoio familiar que surgem a coragem, o incentivo, a segurança e, em muitos casos, a vontade. Este é o começo de tudo.

Primeiro deve ser conversado sobre quais opções de carreiras o estudante deseja seguir. É fundamental que o direcionamento educacional ocorra dentro das preferências do aluno, afinal, quando alguém faz o que gosta há mais chances de obter sucesso.

Durante todas as etapas e processos, é essencial se concentrar no bom relacionamento.

 

02 – CONHECER O PONTO DE CHEGADA

Cada escola tem seu regulamento próprio. É muito importante estudar a fundo sobre o Colégio Militar, desde os objetivos e missão até o edital. O aluno precisa ter certeza de que poderá adaptar-se às regras da instituição.

É necessário, também, acompanhar a abertura dos concursos que serão prestados para melhor preparo técnico e psicológico.

 

03 – CRIAR ESTRATÉGIAS DE ESTUDO

Ninguém é igual. Cada um tem facilidades, dificuldades, limitações e outras características distintas, o que faz com que um plano de estudo possa funcionar para uns e não ter nenhum resultado para outros.

Para uma boa estratégia é necessário ter, em primeiro lugar, um resumo sobre o perfil do aluno. Perguntas básicas já podem ajudar a começar, por exemplo: Quais são as disciplinas mais difíceis e as mais fáceis? Por quanto tempo consegue estudar sem intervalo? Prefere ler textos ou aprender por vídeos? Tem boa capacidade de concentração?

Através das respostas é possível traçar algumas estratégias. Aproveitando o exemplo acima, vamos falar em um estudante que tenha dificuldade em exatas, que não consiga estudar por mais de uma hora consecutiva, que tenha preferência por vídeos ao invés de textos e baixa capacidade de concentração. Um bom plano é de 3 horas de estudo diário com dois intervalos (sendo um a cada hora), com 2/3 do tempo dedicados à área de exatas, podendo utilizar como material complementar videoaulas disponíveis em sites de vídeos (como YouTube, Vimeo, etc) + duas horas semanais de leitura de textos com assunto livre. Tudo isso em ambiente silencioso.

Como no exemplo, cada um pode elaborar a estratégia mais adequada. Veja aqui um tutorial completo sobre como elaborar boas estratégias de estudo.

 

Clique aqui. Preparatório para Colégio Militar

 

04 – FOCAR EM RESULTADOS

Cada dia é um novo dia, portanto, o estudante precisa ir dormir todos os dias sabendo mais do que quando acordou. Essa receita parece simples, mas as ocorrências do cotidiano podem atrapalhar bastante. Por isso é necessário foco!

Tanto o estudante quanto a família devem verificar se tudo está sendo cumprido conforme o planejado. Para a família é necessário atenção, pois, cobrar os resultados funciona, mas tudo tem que ser dosado para não gerar desânimo.

 

05 – INVESTIR NO FUTURO

Quando chega esse momento é comum surgir a dúvida “vale a pena fazer um cursinho?”.

A resposta é sim, vale muito a pena! Um curso especializado proporcionará ao candidato inúmeras vantagens. Primeiramente, não podemos fugir do fato de que nessa idade, dificilmente o jovem terá disciplina e responsabilidade para estudar sozinho. Veja mais alguns benefícios:

  • O curso pré-seleciona os conteúdos com base nos concursos, aumentando assim a objetividade do estudo;
  • Há uma ementa a ser cumprida, logo o estudante é guiado por uma trajetória estrategicamente elaborada para que se obtenha aprovação;
  • Nos bons cursos, os professores que ministram as aulas tem foco total na aprovação, possuem vasta experiência e têm conhecimentos específicos para este tipo de preparação;
  • Há cursos que possuem metodologias diferenciadas para desempenho máximo dos alunos, o que altera (e muito) o resultado final;
  • Possibilidade de formar grupos de estudos e aumentar a rede de contatos com outros estudantes que farão a mesma prova;
  • Criar uma rotina adequada de estudo, visto que a maioria dos cursos ministram suas aulas aos fins de semana. Assim, o aluno poderá se preparar para o concurso sem perder o foco em ser aprovado na escola em que estuda.

Para fazer a matrícula em um curso especializado, a família do estudante deve fazer um plano de investimento – vale lembrar que este, provavelmente, será o último investimento educacional, portanto, deve haver certo “capricho” (e cuidado para não criar dívidas).  Pesquise a fundo sobre o custo total, o real desembolso mensal (mensalidade, material, uniforme, passagem, lanche, etc) e coloque tudo na ponta do lápis para não ter complicações. Também é de excelente escolha a compra de materiais complementares de estudo e demais itens que possam alavancar o conhecimento. Veja aqui como funciona um curso especializado.

 

SOBRE O COLÉGIO MILITAR

Os pais que optam pelo CMRJ para realizar a educação de seus filhos acreditam nos valores que orientam o Colégio e desejam que seus filhos absorvam a cultura, a tradição, o modo de fazer e de agir do Exército Brasileiro num ambiente hierarquizado e disciplinado.

O aluno do CMRJ deve se destacar pela consciência que tem de sua dignidade como pessoa; por sua postura de respeito para com os mais velhos, superiores e semelhantes; por sua conduta no Colégio e em vias públicas, por sua solidariedade; por seu espírito patriótico e por sua participação cívica.

Mais do que facilitar o acesso ao conhecimento, o CMRJ objetiva à formação integral de cidadãos autônomos, éticos, solidários e atuantes social e politicamente por intermédio do trabalho e do desenvolvimento dos campos afetivo, cognitivo e psicomotor.

A construção do saber em um sentido bastante amplo só será significativa à medida que o discente conseguir estabelecer uma relação não arbitrária e substantiva entre os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos por eles, num processo de articulação dos significados.

Fonte: http://www.cmrj.ensino.eb.br

Veja aqui o site do Colégio Militar: http://www.cmrj.eb.mil.br/

obternha o melhor resultado possível

Agora que você já sabe o que é necessário, não perca tempo e comece seus estudos ainda hoje! Como o concurso é bastante disputado, você pode conseguir um excelente resultado em um curso especializado, que está entre os melhores do Rio de Janeiro e com investimentos totalmente justos.

Conhecer o curso

10 thoughts on “05 Dicas sobre como passar para o Colégio Militar.

  1. Rosângela Magalhães ali says:

    Meu filho tem 9 anos eu queria muito colocar ele na escola militar mas eu moro em São João de Meriti não sei se aqui tem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *