Como ajudar ao seu filho a estudar para passar para uma escola técnica!

Uma prova, muita dedicação e o sonho da aprovação. As provas de concursos ara escolas técnicas representam uma das fontes mais comuns de ansiedade e nervosismo na vida dos jovens estudantes em todo o país. Não é para menos se considerarmos que, muitas vezes, esse é o primeiro passo para o início de uma vida de sucesso e “adulta”.

Para amenizar esses sintomas, conseguir um bom desempenho e alcançar a tão sonhada aprovação, montamos algumas dicas para que os pais ajudem aos filhos nesse momento tão importante:

 

   

01 – Apoio em primeiro lugar

É no apoio familiar que surgem a coragem, o incentivo, a segurança e, em muitos casos, a vontade. É necessário ser conversado sobre quais opções de carreiras o estudante deseja seguir. Quando alguém faz o que gosta há mais chances de obter sucesso.

É muito importante que o estudante conte com alguém para ajuda-lo, principalmente apoiando e não deixando ele desanimar e desistir.

 

02- Elaborar e acompanhar a rotina de estudos

Elaborar uma rotina de estudos é essencial. Estabelecer horários durante todos os dias dedicados exclusivamente ao aprendizado, e é indicado também que seja separado um horário para as matérias que o estudante tenha mais dificuldade.

Acompanhe a rotina de estudos do seu filho, verifique as anotações e matérias, acompanhe as resoluções de questões e o incentive a estudar, principalmente, o que ele tiver mais dificuldade.

 

03- Incentivar o aprendizado e não a “decoreba”

Decorar resoluções de questões, decorar respostas específicas nem sempre é positivo. Se for uma questão de matemática, por exemplo, ao trocar os números, o estudante pode não mais saber resolver por ter decorado e não aprendido a resolução do problema.

Então é importante que o seu filho aprenda a matéria, mesmo que depois ele utilize algum “macete” para fazer uma conta mais rápido, mas ele terá aprendido e não será algo que ele vai esquecer depois de um tempo por ser decorado.

 

04 – Focar em resultados

Cada dia é um novo dia, portanto, o estudante precisa ir dormir todos os dias sabendo mais do que quando acordou. Essa receita parece simples, mas as ocorrências do cotidiano podem atrapalhar bastante. Por isso é necessário foco!

Tanto o estudante quanto a família devem verificar se tudo está sendo cumprido conforme o planejado. Para a família é necessário atenção, pois, cobrar os resultados funciona, mas tudo tem que ser dosado para não gerar desânimo.

 

05 – Investir no futuro

Quando chega esse momento é comum surgir a dúvida “vale a pena fazer um cursinho?”.

A resposta é sim, vale muito a pena! Um curso especializado proporcionará ao candidato inúmeras vantagens. Primeiramente, não podemos fugir do fato de que nessa idade, dificilmente o jovem terá disciplina e responsabilidade para estudar sozinho. Veja mais alguns benefícios:

  • O curso pré-seleciona os conteúdos com base nos concursos, aumentando assim a objetividade do estudo;
  • Há uma ementa a ser cumprida, logo o estudante é guiado por uma trajetória estrategicamente elaborada para que se obtenha aprovação;
  • Nos bons cursos, os professores que ministram as aulas tem foco total na aprovação, possuem vasta experiência e têm conhecimentos específicos para este tipo de preparação;
  • Há cursos que possuem metodologias diferenciadas para desempenho máximo dos alunos, o que altera (e muito) o resultado final;
  • Possibilidade de formar grupos de estudos e aumentar a rede de contatos com outros estudantes que farão a mesma prova;
  • Criar uma rotina adequada de estudo, visto que a maioria dos cursos ministram suas aulas aos fins de semana. Assim, o aluno poderá se preparar para o concurso sem perder o foco em ser aprovado na escola em que estuda.

Para fazer a matrícula em um curso especializado, a família do estudante deve fazer um plano de investimento – vale lembrar que este, provavelmente, será o último investimento educacional, pois se seu filho for aprovado, passará a estudar gratuitamente em uma instituição de qualidade; portanto, deve haver certo “capricho” (e cuidado para não criar dívidas).  Pesquise a fundo sobre o custo total, o real desembolso mensal (mensalidade, material, uniforme, passagem, lanche, etc) e coloque tudo na ponta do lápis para não ter complicações. Também é de excelente escolha a compra de materiais complementares de estudo e demais itens que possam alavancar o conhecimento.

Atenção à adequação à Pandemia

Ao escolher um curso, verifique se ele está estruturado para o momento que vivemos. Verifique se há o distanciamento correto nas salas, pergunte número de alunos, peça para conhecer o espaço e oriente seus filhos sobre o uso de máscara e higienização constante das mãos. Caso opte por um curso online, entenda que não basta uma plataforma e conteúdos, pois conteúdo já tem na internet de forma gratuita. Verifique como adaptaram a metodologia, como fazem o acompanhamento, o que possuem para incentivar os alunos e como é a estrutura de suporte às famílias e ao estudante.


Conheça um dos MELHORES CURSOS DO RIO DE JANEIRO:

Clique aqui. Preparatório para Concursos

Se preferir fale com nossa central:

Telefone: 21 3900-7225
WhatsApp: 21 99356-4200
Seg. a sex. das 10:00 as 18:00
Sáb. das 09:00 às 13:00

 

Desejamos sucesso absoluto nas provas deste ano!

One thought on “Como ajudar ao seu filho a estudar para passar para uma escola técnica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *